Hospital da Luz é referência em atendimento materno-infantil e de alta complexidade na capital paulista

Com mais de 13 mil atendimentos mensais no pronto-socorro, unidade conta com maternidade com foco em parto humanizado, centro cirúrgico e setor de diagnósticos

Fundado em 1944, o Hospital da Luz é referência em procedimentos de alta complexidade e no cuidado materno-infantil, incluindo gestações de alto risco e parto humanizado. Localizada na Vila Mariana, zona sul da capital paulista, a unidade também é especializada em casos de cirurgias neurológicas, oncologia e onco-hematologia, cirurgia cardíaca infantil e bariátrica. Por mês, são realizados cerca de 870 procedimentos cirúrgicos no hospital.

Com uma área de 24,6 mil m2, o Hospital da Luz possui 331 leitos para atender uma média de 1,3 mil internações mensais. A unidade conta com pronto-socorro adulto, pediátrico, ortopédico e ginecológico e obstétrico. Além disso, a instituição possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, neonatal e pediátrica, e especialidades como ginecologia, pediatria, cirurgia geral e clínica médica, ortopedia, urologia e cirurgia vascular. Já a área diagnóstica, oferece exames como artroressonância, broncoscopia, biópsia guiada por tomografia e ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia, laringoscopia, exames urológicos, histeroscopia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Em fevereiro de 2018, o hospital ganhou uma nova maternidade, que funciona em um prédio anexo e possui quatro salas de parto, sendo duas específicas para o nascimento humanizado; três salas de pronto-socorro obstétrico; três consultórios; um lactário; e 28 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. As gestantes são acompanhadas por equipes especializadas em medicina fetal, que avaliam e recomendam o melhor procedimento para cada paciente. Outros destaques do espaço são um jardim de inverno para caminhadas durante o trabalho de parto e uma sala para ioga, além de recursos como banheira, aromaterapia e cromoterapia nos apartamentos individuais. Já os familiares podem acompanhar a transmissão do parto ao vivo no Cine Baby.

O Hospital da Luz realiza cerca de 250 partos por mês e integra, desde 2015, o Projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visa diminuir o número de cesarianas feitas sem indicação clínica. A instituição também possui o selo ONA 3, certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação – a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde do Brasil. O selo certifica que a instituição tem excelência em gestão, ao adotar protocolos consistentes para garantir a segurança do paciente.

Reconhecimentos e Acreditações