Especialista do Hospital da Luz alerta sobre os triglicerídeos no cuidado com coração 

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 360 mil pessoas morrem no país por causa de problemas cardiológicos 

São Paulo, SP (setembro de 2020) – No mês de conscientização sobre o cuidado com a saúde do coração, o Setembro Vermelho, o médico e diretor do Hospital da Luz, Marcio Lima, faz um alerta: durante a quarentena, muitas pessoas acabaram saindo da rotina, ficando mais sedentários e consumindo mais produtos industrializados, doces e bebidas alcoólicas. Esses hábitos podem elevar um vilão da saúde: os triglicerídeos.  

O cardiologista explica que o valor de referência é de 150ml/dL em jejum e quando a taxa está muito maior do que isso, há risco de ter?formação de placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto. ?No consultório do especialista a dúvida mais frequente é o que fazer para reduzir essa taxa. A resposta é simples: cuidar da alimentação, iniciar uma atividade física e acompanhar o quadro por meio de consultas regulares ao médico, que deve solicitar exames de sangue para verificar o triglicerídeo.  

“Ao contrário do que as pessoas pensam, os triglicerídeos não são uma preocupação apenas dos idosos, os jovens também devem ficar atentos. Esse assunto está no cotidiano das pessoas. É comum que as famílias tenham pessoas com triglicerídeos alto e vale reforçar para a população os riscos e cuidados que devem ser tomados”, reforça Márcio Lima.