Embora a pandemia esteja mais controlada devido à vacinação, o infectologista do Hospital da Luz, localizado na Vila Mariana, na capital paulista, Dr. André Cotia, reforça que é importante estar com todas as doses em dia para evitar a transmissão da doença durante o Carnaval.

“Durante esse período as pessoas frequentam blocos, festas particulares, bares, enfim, locais com encontros presenciais que geralmente não se utiliza a máscara. Ou seja, a COVID-19 pode voltar a circular e alcançar uma taxa alta de contágio. O impacto pode não ser o mesmo que vimos no passado porque hoje temos a vacina, mas para evitar consequências mais graves é preciso ter todas as doses”, explica Cotia.

Para evitar a transmissão da doença, o especialista sugere que as pessoas com sintomas façam o teste da COVID-19 para ter mais segurança nas comemorações. O infectologista também relembra que o uso da máscara e a higienização das mãos devem continuar sendo uma prática entre as pessoas, especialmente em lugares fechados.